Quinta, 16 de Setembro de 2021 13:14
(86) 99861-1711
Saúde Suicídio

No dia Mundial de Prevenção do Suicídio TJ-PI lança cartilha do Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é um mês simbólico para reforçar a valorização da vida, mas a prevenção deve ocorrer o ano inteiro.

10/09/2021 11h58 Atualizada há 6 dias
Por: Ana Isabel Fonte: tjpi.jus.br
No dia Mundial de Prevenção do Suicídio TJ-PI lança cartilha do Setembro Amarelo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo e a maioria dos casos poderiam ser evitados se as razões do pensamento suicída fossem identificadas e, naturalmente, estabelecidas medidas que contribuíssem para reduzir o impacto do problema.

 

Com o objetivo de garantir a saúde psíquica no ambiente do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Piauí através da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ) elaborou uma cartilha pública para orientar a sociedade na prevenção do suícidio.

 

A cartilha traz informações para os servidores, servidoras, magistrados, magistradas e a população em geral no combate a mitos e inverdades em relação às pessoas que pensam em tirar a própria vida. A campanha Setembro Amarelo é um mês simbólico para reforçar a valorização da vida, mas a prevenção deve ocorrer o ano inteiro.

 

Em casos em que o servidor (a) precise de alguma ajuda relacionada à saúde mental, se sente triste, desesperançoso pode procurar a SUGESQ. O Setor Médico do TJ-PI oferece um serviço de porta aberta que acolhe, ouve e ajuda quem precisa, através de atendimentos com médicos psiquiatras e psicólogos. 

 

Para marcação de consultas é necessário entrar em contato com o setor e solicitar seu atendimento.

A campanha Setembro Amarelo foi instituída em 2003 pela a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cor amarela traz referência a cor de um carro (Mustang 68) de um jovem de 17 anos que cometeu suicídio, em 1994, nos EUA. Conhecido pela sua habilidade mecânica e seu jeito afetuoso, Mike Emme não deu sinais à família, nem aos amigos, de que estava em depressão ou que pretendia tirar a própria vida. No Brasil, o Setembro Amarelo ganhou mais visibilidade em 2015. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 97% dos suicídios estão relacionados a transtornos ou sofrimentos mentais. A principal delas é a depressão, seguida de transtorno bipolar.

Ele1 - Criar site de notícias