Quinta, 16 de Setembro de 2021 12:51
(86) 99861-1711
Educação Curso

Defensoria inicia inscrições para terceira turma do Projeto Defensoras Populares

A capacitação e a formação de lideranças femininas em direitos humanos

13/09/2021 16h11 Atualizada há 3 dias
Por: Ana Isabel Fonte: defensoria.pi.def.br
Defensoria inicia inscrições para terceira turma do Projeto Defensoras Populares

A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou nesta segunda-feira (13), as inscrições para nova turma do Curso Defensoras Populares. As interessadas devem acessar o link no site da Defensoria Pública www.defensoria.pi.def.br ou diretamente na plataforma Google Forms, e preencher o questionário proposto. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 23 e a primeira aula está prevista para o dia 25 do corrente mês.

O Curso, que é fruto do projeto Defensoras Populares, será realizado em 10 encontros na modalidade remota, sempre das 15h às 17h, por meio da Plataforma Zoom. Os módulos serão facilitados por Defensoras Públicas e profissionais convidadas, que repassarão às participantes informações sobre o Sistema de Justiça e a garantia de direitos, atendendo ao objetivo principal, que é contribuir para a capacitação e a formação de lideranças femininas em direitos humanos, especialmente das mulheres, para atuarem como agentes multiplicadoras junto às suas comunidades.

O projeto Defensoras Populares é realizado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí desde o ano de 2019, por iniciativa da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e conta com a participação do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e com a colaboração da Ouvidoria-Externa da Defensoria, além da atuação essencial das Defensoras Públicas que voluntariamente se dedicam e participam do Projeto.

A Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, destaca a expectativa em relação a essa nova edição. “A cada ano vemos aumentar o interesse em participar do projeto Defensoras Populares. No ano passado, mesmo com todas as peculiaridades de estarmos aprendendo a conviver com a pandemia da Covid-19, nos adequamos da melhor forma e conseguimos atrair um considerável número de mulheres, o que resultou na formação de setenta e duas lideranças. Esperamos que nesta edição de 2021 tenhamos também uma expressiva participação, e vamos nos dedicar para oferecer novamente uma capacitação à altura do interesse e aprovação que o nosso projeto desperta”, ressalta.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, destaca a qualidade do projeto “O Defensoras Populares é sem dúvidas um dos nossos projetos que tem alcançado excelentes resultados, o que muito se deve ao empenho da nossa Subdefensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, que idealizou o desenvolvimento dessa iniciativa aqui no Piauí, na qual conta com a valorosa colaboração das Defensoras Públicas Lia Medeiros e Verônica Acioly, bem como das demais Defensoras que ministram os módulos. Saber que estamos conseguindo formar pessoas para buscar a garantia de direitos, especialmente os direitos das mulheres, é algo que traz a certeza que estamos no caminho certo. Esperamos que seja novamente exitosa essa nova edição do curso Defensoras Populares”, afirma.

Ele1 - Criar site de notícias