Segunda, 18 de Outubro de 2021 04:33
(86) 99861-1711
Cidades “Juízo 100% Digital”

OAB Piauí participa da apresentação do projeto “Juízo 100% Digital” em reunião virtual com o TJ-PI

O debate sobre a ferramenta, o provimento, a implantação da modalidade, suas funcionalidades e as formas de atendimento.

08/10/2021 19h43
Por: Ana Isabel Fonte: www.oabpi.org.br
OAB Piauí participa da apresentação do projeto “Juízo 100% Digital” em reunião virtual com o TJ-PI

A OAB Piauí participou de reunião com o Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Olímpio Galvão, para tratar sobre o projeto “Juízo 100% Digital”. Durante o encontro virtual, realizado nesta sexta-feira (08), foi debatido sobre a ferramenta, o provimento, a implantação da modalidade, suas funcionalidades e as formas de atendimento.

O projeto, já implantado em todas as unidades judiciárias cíveis do Poder Judiciário Estadual, passa por período de teste e visa facilitar o atendimento remoto e trâmite virtual dos processos judiciais. Nessa modalidade, todos os atos são realizados de forma eletrônica e remota, pela Internet, incluindo-se as audiências e sessões de julgamento, que ocorrem exclusivamente por videoconferência.

Presente na reunião, Helldânio Barros, Presidente da Comissão de Informática da OAB Piauí, reforçou a importância da implantação do Juízo 100% Digital. “Que essa tecnologia se torne realmente 100% digital, em todos os aspectos. Temos várias reclamações de Advogados e Advogadas sobre a demora com relação aos processos, com pedido de retorno à tramitação, entre outros. Por isso, acreditamos que, com a modalidade 100% digital, o trabalho ficaria célere”, concluiu o Presidente.

O Desembargador Olímpio Galvão ressaltou a necessidade do sistema proporcionar, cada vez mais, um serviço eficaz, cómodo e célere. “Essas práticas digitais possibilitam uma prestação jurisdicional com mais qualidade e eficiência. Com o auxílio da tecnologia, claro, há uma automação dos processos eletrônicos, assim, os usuários do Juízo 100% Digital, certamente, poderão trabalhar de forma mais eficiente”, concluiu o Desembargador.

Elias Ribeiro, Consultor jurídico e membro do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala Lab), explica que a implantação do Juízo 100% digital do TJ Piauí é uma tecnologia que vai tramitar de forma inteiramente digital, como, por exemplo, sessões de julgamentos e questões processuais. “O Juízo 100% Digital é uma revolução que foi acelerada por conta da pandemia e que veio para ficar, para facilitar a vida profissional do servidor, do magistrado e, até, do jurisdicionado piauiense de forma mais efetiva. Com relação ao Balcão Virtual, para facilitar a comunicação, o canal passará a informar posição na lista de espera, ou seja, os usuários terão ciência da sua vez para ser atendido, essa é uma das inovações que está sendo implantada”, frisou.

Núbia Fontenele, Secretária da Presidência do TJ-PI, comentou que com o Juízo 100% Digital, a demanda solicitada é atendida rapidamente. “Essa tecnologia proporciona à tramitação dos processos mais celeridade no atendimento. Durante a semana, realizamos 700 processos realizados no plenário virtual. Com a utilização dessa modalidade, o Advogado, por exemplo, não precisaria perder tempo para ir a uma audiência, falar com um servidor, tudo seria de forma virtual no andamento do processo”, destacou Núbia.

Também presente na reunião, Agnaldo Abreu Almendra, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-PI, relatou que ainda há uma baixa adesão dessa tecnologia e, por isso, destaca a importância de uma maior participação para a transformação digital. “O objetivo do Juízo 100% Digital é facilitar o trabalho por meio da tecnologia, com transparência e celeridade. No caso dos Advogados (as), por exemplo, petições chegam em formato de imagem, seria ideal se desse para mudar a configuração a fim de viabilizar o trabalho. Aproveito para dizer que, em breve, haverá uma transformação significativa no Balcão Virtual, os Advogados (as) e as partes, ao entrarem em contato, poderão saber quem está realizando o atendimento, quantos atendimentos são feitos etc. Além disso, na nova configuração, mais pessoas poderão prestar atendimento aos Advogados e às Advogadas”, disse.

Ele1 - Criar site de notícias