Quinta, 02 de Dezembro de 2021 07:35
(86) 99861-1711
Brasil Reflexão

O que representa a eleição da OAB/PI?

Por Thiago Carcará

20/11/2021 18h05
Por: Thiago Carcará
OAB PIAUI
OAB PIAUI

As 09h da manhã inicia-se a eleição para o Conselho Seccional da OAB/PI. O que isso representa para você?

 

Enquanto cidadãos, buscamos de instituições paraestatais um alicerce forte para sustentar valores éticos e morais que durante décadas são lapidados pela sociedade e esculpidos na Lei Maior.

 

Enquanto membros da Ordem esperamos a defesa de nossos direitos e prerrogativas, em apoio institucional para a realização da nossa profissão e endossamos a construção de uma classe independente, séria e respeitada.

 

Serão eleitos 84 advogados e advogadas, que representarão a advocacia piauiense no triênio 2022-2024 perante todo o Piauí e o Brasil. A responsabilidade dos que ali estarão imbuídos de tal missão não é menor do que a dos mais de 10.000 membros da Ordem que irá sufragar a chapa vencedora.

 

A escolha de em quem votar sempre é tema das mais diversas discussões, não tão somente pelo fato de terem opções a serem avaliadas, mas pela repercussão do voto! As consequências de uma má escolha podem repercutir nas mais diversas esferas e estruturas, em especial quando se trata da Ordem dos Advogados do Brasil, cuja história percorre o tempo em conquistas duradouras para toda a advocacia e em especial para a sociedade brasileira.

 

Por mais que busquemos reflexões sobre nosso voto, a escolha percorre variáveis múltiplas as quais podemos apostar, ou nos cercamos de informações e vivenciamos a realidade para termos a certeza de não colocarmos em apostas o futuro de uma instituição da envergadura de nossa OAB/PI.

 

Por mais que possamos desejar a superação de todas as crises sanitárias, pandêmicas, política, financeira, judiciária, econômica, social e profissional, cada uma dessas possui seus motivos, algumas são históricas, e são alvos constantes de combate incansável de todos, afinal não queremos viver um cotidiano rodeado de crises, e estas são debatidas no seu front próprio.

 

Neste momento em que estamos em vias de superar a crise pandêmica com a vacinação de mais de 75% da população, é preciso estabilidade dessas bases estruturais para podermos vencer as demais adversidades que se apresentam no dia a dia, e esta reflexão é a que impulsiona a decisão de escolher a melhor chapa para conduzir a OAB/PI no próximo triênio.

 

Agora o principal desafio da advocacia piauiense é buscar alicerce sólido e fértil para manter-se independente, superando os obstáculos que se apresentam, de forma sempre altiva e forte, calcada sempre nos valores republicanos e morais de nossa sociedade piauiense. 

Octeto da Liberdade
Sobre Octeto da Liberdade
Thiago Carcará, Doutor em Direito Constitucional, Professor Adjunto da UESPI, Advogado, Consultor Jurídico, Conselheiro Federal da OAB/PI.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias