Quarta, 19 de Janeiro de 2022 23:21
(86) 99861-1711
Brasil Artigo de Opiniao

Diabéticos terão atendimento prioritário em todo estado do Piauí

Por Layellma Salim

16/12/2021 18h49 Atualizada há 1 mês
Por: David Pacheco Fonte: redação
 Layellma Salim
Layellma Salim

No dia 13 de dezembro de 2021, foi sancionada a lei 7.660/2021 no estado do Piauí, que garante à pessoa portadora de diabetes o atendimento prioritário nas repartições públicas do Piauí. 

A lei que coloca a pessoa diabética como prioridade no atendimento evitará que o portador da doença tenha eventuais complicações durante a espera nos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. Fato é, que o diabético, sofre com a imprevisibilidade de seu estado clínico devido as variações no índice glicêmico.

Além das repartições públicas, os diabéticos também terão prioridade no atendimento de empresas concessionárias de serviços públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras.

Para que esse atendimento prioritário tenha validade, os diabéticos terão que apresentar documento ou laudo médico que comprove a patologia. Se porventura a comprovação não for feita, em primeiro caso a pessoa está sujeita a advertência. 

O infrator, na qual tenha tentado mais de uma vez o atendimento prioritário sem a devida comprovação, pagará uma multa que vai variar conforme o porte do estabelecimento, as circunstâncias da infração e o número de reincidências. 

Ressalto também que, desde de 2015, já existe atendimento prioritário para pessoas diabéticas, na rede pública e privada, em unidades de saúde, clínicas e hospitais.

Importante a conscientização que apenas 20% das pessoas diabéticas têm um bom controle da doença ou um controle razoável, por isso a lei além de importante, se faz necessária, para que de alguma forma, proteja as pessoas que passam por estas oscilações. 

 

Ele1 - Criar site de notícias