Quinta, 26 de Maio de 2022 18:52
(86) 99861-1711
Brasil OAB PI

Despedida de Deusdedit Sousa: familiares e amigos prestam as últimas homenagens ao ex-presidente da OAB-PI

O presidente Celso Barros Coelho Neto recepcionou os convidados e evidenciou os relevantes serviços prestados por Deusdedit à advocacia brasileira.

03/03/2022 15h56
Por: David Pacheco Fonte: OAB PIAUI
Despedida de Deusdedit Sousa: familiares e amigos prestam as últimas homenagens ao ex-presidente da OAB-PI

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou na manhã desta quinta- feira (03/02), o velório e a celebração da missa de corpo presente do ex-presidente, Deusdedit Sousa. Aos cem anos, o ex-presidente faleceu na quarta-feira (02/03), em um hospital de Teresina.

O evento de despedida reuniu parentes, amigos e autoridades dos Poderes constituintes do estado, como o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Leal, os senadores Elmano Férrer e Marcelo Castro, secretários de governo, deputados e vereadores.

O presidente Celso Barros Coelho Neto recepcionou os convidados e evidenciou os relevantes serviços prestados por Deusdedit à advocacia brasileira.

“Ele está marcado na história da nossa instituição. Foi uma honra desfrutar de sua sabedoria e de sua lucidez em defesa da Ordem. Deusdedit Sousa é uma referência de ser humano, profissional e de presidente da OAB. Sua história muito nos ensina e ele será para sempre motivo de orgulho para a Ordem”, afirmou o presidente.

LEGADO

Ao longo da presidência na OAB Piauí, Deusdedit Sousa, é lembrado como um gestor inovador. Foi no período em que ele era presidente que a Ordem conquistou a sede própria, foi ele quem tomou a decisão de instalar departamentos que transformaram o exercício da advocacia. Dentre eles, está o auditório da Seccional para a realização de eventos institucionais, capazes de contribuir, positivamente, para o cenário jurídico piauiense.

Assim como, o primeiro Encontro Nacional de Advogados Piauienses (ENAD), realizado e idealizado em 1986, sendo este um marco histórico na atuação da Seccional.

Ao longo de gestão à frente da Seccional Piauí, no período de 1985 a 1987, Deusdedit colecionou conquistas e memórias, por meio de trabalhos e amizades, a exemplo dos Membros Honorários Vitalícios da Seccional Piauí, Fides Angélica Mendes Ommati, Álvaro Fernando da Rocha Mota e Reginaldo Santos Furtado.

CONTEXTO HISTÓRICO

Deusdedit Sousa presidiu a Seccional Piauí num momento em que o Brasil passava por uma profunda transformação política l, com o fim da ditadura militar instaurada em 1964, contribuindo para o regime democrático que perdura até hoje. 

 

Ao longo desse período, a OAB Piauí esteve aberta ao debate sobre a formação de uma Constituinte, como reforça Álvaro Mota “esta é uma lembrança que deve povoar sempre nossas memórias, porque o papel de cada presidente de Seccional foi importante para debater temas fundamentais à democracia e à justiça social”, destacou.

Mesmo dedicando a sua vida em favor do fortalecimento da OAB e da defesa do Estado Democrático de Direito, bem como das garantias fundamentais, Deusdedit Sousa também se doou à família, criando e educando bem os filhos que teve com sua esposa, Elita Raulino: João Henrique, Jorge Sousa e Eneide Sousa.

 

A OAB-PI é eternamente grata pelas relevantes contribuições que deu à Ordem. Deusdedit Sousa será sempre lembrado com um dos nomes mais relevantes da advocacia estadual e como uma referência de gestão institucional.

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias