Quinta, 26 de Maio de 2022 18:18
(86) 99861-1711
Brasil OAB-CE

Advogados André Costa e Everardo Lucena tomam posse no cargo de desembargador do TJCE pelo Quinto Constitucional nesta quinta-feira (28)

Os dois advogados nomeados para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), André Luiz de Souza Costa e Everardo Lucena Segundo, tomarão posse, nesta quinta-feira (28/04), a partir das 16h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

02/05/2022 13h03 Atualizada há 3 semanas
Por: David Pacheco Fonte: ASCOM
Advogados André Costa e Everardo Lucena tomam posse no cargo de desembargador do TJCE pelo Quinto Constitucional nesta quinta-feira (28)

Os dois advogados nomeados para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), André Luiz de Souza Costa e Everardo Lucena Segundo, tomarão posse, nesta quinta-feira (28/04), a partir das 16h, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

André Costa irá atuar na 3ª Câmara de Direito Privado, conforme sorteio realizado durante sessão do Pleno do Tribunal. Já Everardo Lucena irá integrar a 4ª Câmara de Direito Privado. Os futuros magistrados estiveram reunidos com a chefe do Poder Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, no dia 31 de março, logo após serem nomeados por Camilo Santana, que ainda estava à frente do Poder Executivo Estadual.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, evidenciou a confiança neles para representar a advocacia no Tribunal. “Tenho certeza de que os dois irão honrar a advocacia, vão brigar pelas nossas prerrogativas, pelos nossos honorários e pela valorização da nossa profissão no Tribunal de Justiça, pois seus históricos já são de militância e representatividade da classe”, destacou.

A escolha dos advogados ocorreu após o TJCE formar duas listas tríplices para o preenchimento das vagas destinadas à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE), por meio do Quinto Constitucional, no último dia 24 de março.

ESCOLHA DOS NOMES


Inicialmente, coube à OAB-CE a formação de duas listas sêxtuplas, entregues ao TJCE no dia 10 de março. Em votação aberta, os desembargadores escolheram, individualmente, os nomes de três advogados para a formação de cada lista tríplice. A avaliação levou em consideração o currículo do candidato, que deve ter no mínimo 10 anos de exercício da profissão, notório saber jurídico e reputação ilibada.

A primeira lista trouxe os nomes dos advogados André Luiz de Souza Costa, José Feliciano de Carvalho Júnior e Rosa Maria Felipe Araújo. Já a segunda relação foi composta pelos advogados Everardo Lucena Segundo, José Inácio Linhares e Maria Darlene Braga Araújo Monteiro. As listas foram enviadas ao então governador do Estado, a quem coube a nomeação de dois novos desembargadores do TJCE.

PERFIS

André Luiz de Souza Costa, 50 anos. É advogado há quase 27 anos. Foi Conselheiro Federal da OAB representando a delegação do Ceará no Conselho Pleno, na Primeira Câmara e no Órgão Especial do Conselho Federal da OAB – CFOAB (2019/2022). Foi Membro da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados destinada a avaliar e propor estratégias normativas com vistas ao aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país (2020/2021). Foi Assessor Jurídico e de Relações Institucionais da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2015/2018) e Assessor Jurídico Parlamentar no mesmo Poder Legislativo (2007/2014). Foi Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD em Projeto de Execução Nacional (2005/2006). É presidente e sócio fundador do Instituto Cearense de Direito Eleitoral – ICEDE (2015-atual). É membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP (2021-atual). É membro da Frente Nacional Antirracista – FNA (2021-atual). É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM (2009-atual). Foi homenageado com a “Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa” pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (2015). Foi agraciado com a “Medalha Deputado Aroldo Mota” pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (2019).

Everardo Lucena Segundo – Advogado especialista na área de regulação em saúde suplementar. Foi presidente da Comissão de Saúde Suplementar e Seguridade do Conselho Federal da OAB. Exerceu o cargo de Conselheiro Estadual da OAB-CE por três mandatos consecutivos (2013/2016/2019). Foi coordenador do Grupo de Trabalho para acompanhamento das mudanças no TJCE, na implantação da nova gestão do Tribunal (Portaria nº 65/2019 – PRES/OAB-CE). Fez parte de várias Comissões Especiais para elaboração de estudo preliminar de viabilidade de criação das Subseções da OAB Ceará em Caucaia, Ipú, Santa Quitéria, Baixo Acaraú e Camocim. Nomeado membro da Comissão de Legislação da OAB-CE. Coordenador do Grupo de Trabalho da OAB-CE para discussão da retomada do atendimento presencial dos advogados e das advogadas nos tribunais administrativos e judiciários, bem como nos demais órgãos da Administração Pública. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, como colaborador da Comissão de Direitos Fundamentais. Formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2003 e, nesse mesmo ano, foi convidado pela então desembargadora do TJCE, Edite Bringel Olinda Alencar (hoje aposentada), para assumir o cargo de Assessor de Desembargador, função essa que exerceu por quatro anos. Exerce a Advocacia há 19 anos. Atualmente, é mestrando em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa (em Portugal).

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (27/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sábado (28/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias